POR QUE PRECISO DO SEGURO RESPONSABILIDADE CIVIL?

AG6 Seguros - Corretora de Seguros em São Paulo - Seguro de Responsabilidade Civil Profissões - Contador

Possui série de desafios, aos quais o contador e sua equipe precisam estar permanentemente atualizados.

POR QUE PRECISO DO SEGURO?

Todo o estresse pode fazer com que algum detalhe passe despercebido. Aí você precisa estar segurado contra eventuais danos causados aos seus clientes.

SEGURO PARA RISCOS DE RESPONSABILIDADE CIVIL

Possuir um seguro de responsabilidade civil garante a tranquilidade que todo empresário precisa, afinal, ninguém quer errar, mas nada melhor do que saber que caso algum problema aconteça, você estará amparado por um seguro que irá minorar com seus prejuízos.

Pode ser contratado por pessoas físicas e por pessoas jurídicas.

Com o seguro você sabe exatamente qual o prejuízo máximo (valor da franquia) que você terá em caso de alguma falha e pode trabalhar com mais tranquilidade e focar no que realmente interessa: a contabilidade dos seus clientes.

Blindagem na Responsabilidade Civil do Contador:
• Erro na Auditoria Contábil
• Erro de cálculo de tributação
• Perda do prazo de pagamento de darf
• Responsabilidade por registro e lançamentos contábeis
• Erros ou fraudes de prepostos
• Erros em consultas feitas pelo cliente
• Perda ou danos em documentos de clientes podem causar grandes prejuízos financeiros ao contador.

Manter uma reserva financeira, ou parte do patrimônio para este tipo de problema, não é viável.

A solução mais adequada é a contratação do Seguro de Responsabilidade Civil Profissional para Contadores.

O seguro garante despesas de defesa, se possível celebrar acordos, ressarcimento e indenizações de condenações.

COBERTURAS DO SEGURO

• Despesas de defesa
Caso você precise se defender de uma reclamação feita por um terceiro reclamando do seu serviço, ou seja, entendendo que causou algum dano material ou moral e entre com uma ação judicial pedindo indenização, o plano de defesa judicial o seguro garantirá todos os gastos necessários para a sua defesa, tais como: honorários de advogados, depósitos recursais, fianças, contratação de perito, sucumbências e demais despesas do advogado com condução, hospedagem e gastos similares. Portanto, todo o transtorno que você poderia ter com a sua defesa estará coberto pelo Seguro.

• Danos a Documentos de Clientes
Se você arquiva ou tem responsabilidade sobre documentos dos seus clientes, você responde pela guarda e custódia de tais documentos e na ocorrência de algum dano a estes documentos, a recomposição e eventuais prejuízos gerados, é de sua responsabilidade.

• Custos Emergências
Caso você precise gastar um determinado valor em caráter emergencial que pode minimizar ou evitar uma reclamação no futuro, mas não tenha tempo hábil para avisar Seguradora, não se preocupe; esta despesa será reembolsada para você.

• Ressarcimentos
O aplicativo de ressarcimento ainda pode ser acionado caso você mesmo entenda que poderá sofrer uma demanda por algum possível dano. Assim, Seguradora se antecipará nas medidas preventivas de solução do caso, para evitar que ele se torne uma reclamação formal ou mesmo uma ação judicial.

• Ressarcimentos e Indenizações/Condenações
Na hipótese de a justiça entender que você foi o responsável pelos danos reclamados pelo terceiro e determine que você deve indenizá-lo, os valores da condenação serão pagos pelo seguro diretamente ao terceiro, limitado, porém, ao valor de cobertura contratado.
Neste caso, como uma equipe de especialistas já estará acompanhando seu caso desde o início, serão tomadas todas as providências necessárias para o pagamento da indenização e finalização definitiva do processo serão tomadas.

• Ressarcimentos e Indenizações/Acordos
Caso seja possível celebrar um acordo e evitar todos os transtornos que uma ação judicial traz, o seguro fará o pagamento direto ao reclamante.
Este tipo de situação pode ocorrer de duas formas: na esfera judicial e, neste caso, o advogado responsável pela defesa já estará ciente do valor autorizado para celebrar o acordo. Ou através de um acordo extrajudicial feito através dos advogados de defesa que serão instruídos a celebrar o acordo até o valor aprovado pela Seguradora.

• Honorários Retidos
Caso um cliente entenda que o serviço prestado por você causou algum dano e, por esse motivo, resolva reter o pagamento dos honorários devidos a você até que a situação seja resolvida ou mesmo desista de acioná-lo na justiça caso você abra mão de receber os honorários devidos, o Seguro irá compensar o prejuízo pelo não recebimento dos honorários.

• Atos intencionais de Colaboradores
Mesmo que você tenha toda a diligência na contratação e treinamento de seus funcionários, sempre existe a possibilidade de algum colaborador, até mesmo de forma intencional ou criminosa, prejudicar o seu cliente, gerando responsabilidades e obrigações de reparação para você.